Tempo; Tempus, do latim, é "a sucessão dos anos, dos dias, das horas etc., que envolve, para o homem, a noção de presente, passado e futuro: o curso do tempo". É um meio indefinido no qual os acontecimentos parecem suceder-se em momentos irreversíveis. Tempo também pode ser encarado como momento, ocasião apropriada ou disponível para nossas realizações ou para que algo se realize.
Como administrarmos o tempo? Como sermos eficazes na administração do tempo e de nossa equipe? Como cumprirmos a lista de tarefas sem pânico? Essas e outras questões podem ser respondidas sem estresse, ao contrário do que alguns acreditam. Para tanto, necessitamos entender o que é o tempo e a sua influência na vida humana.
Tempo cronológico e tempo vivido
As práticas gerenciais preocupam-se unicamente com a administração do tempo cronológico e desconhecem o 'tempo vivido' (psicológico). As motivações, as expectativas, os projetos existenciais e as realizações humanas estão todos interligados com essas noções fundamentais".
O fato de os líderes empresariais ignorarem aspectos importantes do comportamento humano, leva à construção de modelos gerenciais inadequados e pouco eficazes.
Ao aprendermos a perspectiva de futuro, que é uma prerrogativa exclusiva de nossa espécie, criamos o projeto existencial e assim instalam-se a angústia e/ou esperança, dimensões da liberdade ou da servidão humana.
Realizando o projeto de vida
Na prática, como então podemos administrar o tempo de que dispomos para a realização de nosso projeto de vida?
Tempo é questão de prioridade. Questão de preferência. Sob esta ótica, precisamos aplicar o tempo de que dispomos de forma sábia, inteligente, desprendida. Apenas por questões didáticas, dividimos a análise em vida pessoal e vida profissional, entendendo que a segunda é parcela da primeira, pois, na prática, são indivisíveis.
Vida pessoal, vida profissional: indivisíveis!
Na vida pessoal, o líder necessita de tempo para descanso, para estudo, para lazer, para a educação dos filhos, ouvir, falar, abraçar, sorrir, chorar... enfim, para viver! Do planejamento das férias em família, ao desenvolvimento de hobbies, precisa fazer escolhas, dar preferências ao que é verdadeiramente necessário e importante.
Na vida profissional não é diferente. Assim, a boa administração de tempo da equipe começa em saber administrar bem sua própria vida. Conseguir planejar as coisas e realizá-las com os recursos de que dispõe, no tempo oportuno é uma virtude.
A equipe espelha-se no líder que é bom administrador. Determinadas verdades você só comunica na prática, fazendo. Então, administrar bem o tempo, é priorizar aquilo que vale a pena, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.
O Líder consegue orientar, comunicar e motivar sua equipe ao alcance de metas, sendo profundo conhecedor de sua equipe e do tempo que lhe é colocado à disposição, tendo noção de como e quando as coisas precisam acontecer. Considerando a agilidade de cada membro da equipe para a realização dessa ou daquela tarefa, planeja, delega e cobra resultados.
Somente quando se tem uma visão clara da situação, fica disposto para agir rápida, definitiva e eficientemente ? com toda a força e toda a energia. A rapidez em formar as imagens governa a velocidade de suas ações.
Sem pânico, sem culpa, sem estresse
Em tempos pós-modernos, a humanidade é afetada pela aceleração da história e pelas exigências impostas pela globalização, com as quais aprende a conviver. Muitas variáveis são previsíveis outras não, as quais chamamos normalmente de "imprevistos". Ora, os imprevistos são as variáveis que acontecem sem que tenhamos controle sobre elas. São situações que tangenciam nosso plano e projeto sem que possamos intervir. É bem verdade que muitas das coisas não acontecem como gostaríamos que acontecessem, suplantando o mais criterioso dos planos.
Assim, quando os "imprevistos" acontecerem em sua vida evitando que a lista de tarefas se complete no tempo desejado, não entre em pânico, não se culpe, não se estresse. Tenha em mente que as realizações acontecem ao longo do tempo, consciente que o tempo que nos é dado para que elas aconteçam, é limitado. Assim, procure relaxar, reveja o plano, refaça os caminhos, olhe para frente e viva!
Tartarugas conhecem as estradas melhor do que os coelhos.
Kahlil Gibran
Nenhum comentário:
Postar um comentário