terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Receita do CHA

*Por Pablo Nascimento Beloni

Prepare a caneta e o papel e anote a receita do CHA; os ingredientes são: uma xícara de CONHECIMENTO, uma pitada de HABILIDADE e dois litros de ATITUDE.
Essa receita humoriza três competências essenciais para profissional do século XXI: Conhecimento, Habilidade e Atitude, que devem ser aplicadas nas devidas proporções acima.
O mundo do trabalho está com o foco voltado para os profissionais pró-ativos, que detêm um bom nível de conhecimento, possuem habilidades técnicas, mas principalmente, fazem acontecer, têm atitude, pois tão importante quanto possuir o conhecimento é saber utilizá-lo de maneira assertiva.
Hoje, os cenários corporativos estão dinâmicos e mudam constantemente, não dando mais espaço para as pessoas que esperam as coisas acontecerem ou que precisam receber ordens a todo o momento para, a partir daí, agirem.
Pessoas assim fazem parte de modelos de gestão antigos, como o Taylorismo, do engenheiro norte-americano Frederick W. Taylor, ele propunha uma intensificação da divisão do trabalho, ou seja, fracionar as etapas do processo produtivo de modo que o trabalhador desenvolvesse tarefas ultra-especializadas e repetitivas, onde não havia espaço para propor soluções, aprimorar conceitos, procedimentos ou conhecer os processos como um todo.
Os novos modelos de gestão empresarial nos dizem que essa postura de inércia não deve ser mais assumida pelos profissionais dessa era, muito pelo contrário, as empresas estão em busca de pessoas que possam propor melhorias, solucionar situações e que estejam ativamente ligadas aos seus objetivos estratégicos.
Para isso, é necessário ter conhecimento cognitivo, habilidade e muita, muita atitude. Eugênio Mussak, no seu livro Metacompetência, diz sabiamente que é imprescindível ao profissional de hoje “saber, saber fazer, e querer fazer”.
Percebemos que o profissional, seja ele o jovem que quer entrar no mercado de trabalho ou o experiente que deseja manter sua empregabilidade, precisa ter essa atitude, essa pro-atividade, que na nova gestão de pessoas pesa muito no momento de um processo de seleção, numa entrevista, dinâmica de grupo ou numa esperada promoção.
Não fique acumulando seu conhecimento esperando as coisas acontecerem tome a iniciativa. Atitude é uma postura, uma disposição interior para agir, por isso aja, faça acontecer.
E não se esqueça: Tomar uma dose de CHA diariamente contribui grandemente para o seu sucesso profissional.

"O problema não é o problema - o problema é a atitude com relação ao problema."
 (Kelly Young)

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