Parabéns! Você ganhou mais um dia! Com ele chegam também esperanças, expectativas e sonhos, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Sonhos de um emprego melhor, um aumento salarial, o reconhecimento do trabalho desenvolvido, enfim, expectativas de ver o deslanchar de uma carreira de sucesso.
Doses de sonhos, perspectivas e expectativas diárias são muito positivas, se vierem acompanhadas de atitudes que as transformem em algo real, se não, servirão apenas para preenchermos a listinha de “frustrações do ano” que sempre fazemos no dia trinta e um de dezembro.
Para que essas expectativas se tornem projetos e estes se materializem, você precisa sair de sua zona de conforto e buscar seus objetivos ou popularmente falando, “correr atrás”, porque as oportunidades para o desenvolvimento da sua carreira não cairão do céu, exceto para os profissionais da área metereológica.
Contam que na África, todas as manhãs uma gazela acordava sabendo que deveria conseguir correr mais do que o leão se quisesse se manter viva. Todas as manhãs o leão acordava sabendo que deveria correr mais do que a gazela se não quisesse morrer de fome. Ou seja, não faz diferença se você é gazela ou leão, quando o sol nascer você deve começar a correr!
Contextualizando essa história ao mercado de trabalho, não importa se você precisa manter seu emprego ou conquistar um, em ambas as situações você precisa correr, agir, ter atitude.
Os profissionais que estão empregados precisam correr para manterem sua empregabilidade, pois a competitividade do mercado tem engolido aqueles que se absteem da procura pelo desenvolvimento profissional. Mas, além do desenvolvimento voltado para as competências técnicas, o profissional que não só têm mantido seu emprego, mas que, além disso, têm se destacado, é aquele que é apaixonado e se sente feliz no que faz, que erradia alegria a todos que estão ao seu redor e gera um desejo pessoal de constante aperfeiçoamento.
Esse profissional apaixonado, feliz, se sobressai naturalmente, pois torna-se uma pessoa mais pró-ativa, otimista, que valoriza liderados, pares e superiores. Tudo isso o leva a um engajamento maior e crescente com os objetivos e metas da organização, que culminará em reconhecimento e desenvolvimento de carreira, frutos dessa postura apaixonada.
Não são incomuns as histórias que ouvimos do office-boy que se tornou o presidente da empresa ou da digitadora que ocupa hoje a posição de diretora de recursos humanos. Essas pessoas construíram carreiras tão brilhantes, pois, além de desenvolverem seu capital intelectual, desde o início, quando estavam na base da hierarquia, trabalharam com paixão, valorizando suas atividades, por mais simples que poderiam parecer.
Se você acredita que sua função é muito simples, ou que sua contribuição não faria muita diferença para o alcance dos objetivos da empresa, mude de pensamento. Você é importante sim! E isso é lógico, Capitalista: sua empresa não pagaria salários e benefícios a alguém que faça algo sem importância. Por isso, se valorize e ponha paixão no que faz, por mais simples que possa parecer.
Aprendamos a suportar as dificuldades com paciencia, saibamos ouvir sem discutir, compreendamos para sermos compreendidos, sigamos na estrada do bem abrindo o coração através do sorriso, a FELICIDADE não entra em portas trancadas.
pelo espirito de Emmanuel
Nenhum comentário:
Postar um comentário