João estava tranqüilo em sua sala quando de repente seu chefe entra e exclama:
- Você tem que abrir seu email com mais freqüência! Já despedi você há mais de duas semanas!
Quem já foi demitido, ou já demitiu alguém, sabe que o momento de desligamento da relação empregado/empregador sempre é tenso para ambas as partes, e pelos motivos óbvios. Sob a ótica do empregado é uma situação desconfortável, pois estamos habituados e acomodados àquela realidade, nos apropriamos da empresa, como se fosse nossa mesmo, até dizemos “na minha empresa, fazemos assim” e de repente estamos fora de tudo isso, deslocados, alguns se sentem sem chão.
Para o empregador, na pessoa do gestor de Recursos Humanos, também não é fácil falar para um colega de trabalho que ele não fará mais parte daquela equipe, principalmente quando os motivos não estão claros para o funcionário desligado, nem mesmo para o gestor, que acaba ficando numa saia justa.
Varias são as experiências na área de recursos humanos, onde um grande número de pessoas que passam por um processo de demissão cria um sentimento de revolta ao receberem a temível notícia. Frases como “eles não poderiam ter feito isso comigo” sempre são ouvidas daqueles que estão despreparados para enfrentarem momentos adversos como este.
Porém, é importante entendermos que quando saímos de uma empresa, não é a nossa pessoa em si que está sendo reprovada (isto é, se você realmente não fez nada para que isso acontecesse), mas sim o papel de funcionário que estávamos assumindo ali, que não atendeu mais às necessidades da organização. Por isso, não se desespere, se na realidade daquela empresa você não estava se enquadrando mais, com certeza em outra você encontrará o seu espaço.
Não levar a demissão para o campo pessoal é outro ponto importante pra quem deseja se manter competitivo no mercado de trabalho. Não tome nenhuma atitude precipitada, o melhor é esfriar a cabeça. Manter um bom relacionamento com ex-empresa e ex-companheiros de trabalho é primordial, pois essa rede de contatos pode ser muito importante no futuro, afinal, o mundo dá voltas.
Realmente, ser demitido não é umas das situações mais fáceis, mas o principal disso é; não leve essa decisão da empresa para o lado pessoal, se desesperando, acreditando que você não conseguirá uma recolocação, que sua vida estava ali naquela organização. Se valorize, pense que se a sua ex-empresa pode sobreviver sem você, você também pode sobreviver sem ela.
A coisa mais facil, errar
O maior obstaculo, o medo
A pior derrota, o desanimo
O que mais lhe faz feliz, ser util aos outros
A distração mais bela, O Trabalho
Tente outra vez VOCÊ PODE...
Nenhum comentário:
Postar um comentário