*Por Soraia Fernanda Lopes da Silva
Não quero ser feminista, mas vamos começar falando das mulheres, pois a partir dos 40 anos, a mulher pode sim, além de voltar a estudar, mudar de profissão, começar um novo trabalho, uma carreira profissional. Mas, as dificuldades que as mulheres dessa idade enfrentam no mercado de trabalho requerem atenção.
Pesquisas sinalizam o crescimento do número de mulheres em níveis intermediários de gerência onde revelam que a permanência no mercado de trabalho não está atrelada à idade, e sim à competência e à superação ao se preparar para aquilo que o mundo corporativo vem exigindo.
Capacidade de adaptação da nova realidade é essencial a questão não é mudar de profissão, uma vez que as organizações, não estão preocupadas com os cursos das pessoas, as habilidades adquiridas, a sua garra e a iniciativa de se adaptar ao mundo atual e que induz a um preparo e desenvolvimento de novas competências. E deve se também utilizar novos processos como Moda e Beleza em função da qualidade de vida, tecnologia aplicada à saúde e conseqüentes quebras de paradigmas de beleza e longevidade;
Ensine, pois a aproximação entre as gerações promove o respeito entre o novo e o mais experiente;
Gestão e Administração já que com a presença feminina em postos de decisão nas empresas é outra evidência da qualificação dessa força de trabalho antes relegada às funções subalternas. Destaque para as áreas de Comunicação, Marketing, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Direito e Medicina, em suas diversas especializações.
Para as mulheres que decidiram começar agora, aos 40 anos a recomendação assemelha-se aos jovens recém-qualificados e atualizados, pois a pessoa de 40 anos, que competirá com esse grupo, cujo perfil se destaca o vigor físico e a familiaridade com a tecnologia, pode e deve ser complementado com a vivência de quem tem mais de 40 anos, e o que conta é a competência.
Evoluímos constantemente e fica o registro para que as mulheres que estão hoje com nos seus 40 anos precisam saber é que o tempo passa rápido e são as responsáveis pelo curso da sua história. Por isso, é que a vantagem para as, mulheres com mais de 40 anos é a perseverança, o ânimo, e a desvantagem é a falta de autoconfiança e o desânimo.
Também vale as dicas para mulheres maduras onde a aparência é muito importante, especialmente para as mulheres acima de 40 anos, que competirão no mercado de trabalho com jovens. Precisa evitar cabelos compridos repartidos ao meio, fios de cabelos cinza ou brancos, dentes amarelados, unhas sem fazer, batom de tom escuro e usar uma corrente para pendurar os óculos, com isso você mulher estará pronta para a nova face após os 40 anos.
Infelizmente quem já passou dos 40 anos de idade e que está desempregado (a), sofre para encontrar um novo trabalho, um em cada quatro brasileiros (as) tem 40 anos ou mais. São cerca de 35 milhões de pessoas. Embora algumas ainda reclamam e com uma certa razão, do preconceito, dizendo que: idéias não envelhecem e que a experiência só enriquece o trabalho, por outro lado muitas empresas infelizmente não pensam assim. Mas reclamar é muito fácil, mas a pergunta é; O que você está fazendo para melhorar? Qualquer pessoa que tenha essas qualidades na minha visão como: Saúde, Humildade, Ética, Vontade, Determinação, Honestidades e Competência e estando dispostas à aprenderem, pois estamos sempre aprendendo principalmente nos dias de hoje, e quanto mais aprendemos, mais percebemos que não sabemos nada, todos ganham principalmente os novos da famosa geração “Y”; que irão aprender mais rápido e amadurecendo com as experiências dos acima de 40, e não esperar após os 40 para que eles aprendam os que os outros já vivenciaram. Com isso as empresas obterão seus resultados o mais rápido possível e atingindo uma melhor produtividade e qualidade dos serviços e ou produtos.
Profissionais que trabalham e que estão na faixa de idade de 40 anos ou mais, temem perder o emprego pois sabem que a recolocação no mercado de trabalho é muito difícil, por isto devem fugir do comodismo, um dos pontos é retornar à universidade para um novo curso, mestrado, especialização ou doutorado é um bom recurso. Além de manter a competitividade rejuvenesce.
Veja algumas dicas de especialistas em Recursos Humanos.
-
Seja ativo: Não tenha medo de trabalhar, de buscar novos conhecimentos, de encarar as mudanças no mercado de trabalho e na empresa de uma forma positiva.
-
Relacione-se: Você não está, não deve e não pode ficar sozinho. Agregue-se, busque companhia, viva em grupo. Conte o que sabe, ouça o que as pessoas sabem. Divida, compartilhe, some (multiplique).
-
Não se esconda: Enquanto o empregado dos velhos tempos, aquele profissional burocrático, garante que detesta política e se esconde para ficar despercebido em sua mesa, o novo profissional se relaciona, fala abertamente e se impõe junto aos superiores, junto daqueles que decidem.
-
Seja persistente: Ninguém melhora se não estier decidido a melhorar. Com a carreira funciona da mesma forma. Dedique-se a buscar ferramentas e conhecimentos para posicionar-se melhor no grupo, no mercado de trabalho, na sua vida social e na sua vida pessoal. A pessoa melhor é um profissional melhor.
-
Busque conhecimentos; dedique parte do seu tempo para aprender novos conhecimentos, antes, faça o levantamento de que conhecimentos precisam ser agregados (curso de inglês ou de informática, por exemplo) ao seu currículo profissional e pessoal, para evitar perda de tempo e recurso.
-
Esteja preparado: No mundo atual, as empresas necessitam de profissionais que tomem decisões numa velocidade cada vez maior - e resolvam os problemas. Portanto, para ter prestígio (e emprego), é preciso treinamento e capacitação para ter conhecimento e raciocínio rápido.
-
Leia sempre: O profissional bem informado e atualizado é capaz de resolver os problemas mais rápido e terá maior criatividade no seu trabalho. Evite fazer apenas leituras especializadas. Busque outras áreas, novos conhecimentos.
-
Seja flexível: Aceite o fato de que as coisas mudam. Evite posicionar-se contra as mudanças. Ao contrário disto, procure entendê-las, absorvê-las e contribuir para que elas sejam implementadas. É preciso estar pronto para se adaptar a uma nova cultura, a um novo tipo de trabalho, e a novas pessoas.
-
Aproveite a paixão: Ninguém desempenha melhor uma função do que aquele funcionário que está apaixonado pelo seu trabalho. Saiba aproveitar essa paixão para obter o melhor resultado de sua carreira.
- Planeje seu futuro: Carreira mal planejada resulta em maturidade comprometida. O profissional que passou dos 40 anos deve fazer um planejamento para o futuro, preparar-se para mudanças na carreira e no mercado de trabalho.
Evite os seguintes perfis negativos:
-
Autoritário - Profissional desse perfil apresenta dificuldades de trabalhar em grupo, dificilmente aceita sugestões, evita passar por treinamentos e quer sempre fazer valer seu ponto de vista.
-
Perfeccionista - Não confia no trabalho dos outros, tem dificuldades para relaxar, é rígido demais consigo mesmo e com os outros, e tem dificuldades para pensar construtivamente.
-
Conservador - Tem idéias prontas e dificuldades para aceitar mudanças, costuma pensar que o que sempre funcionou vai funcionar sempre, recusa-se buscar atualização/capacitação e considera bobagem as novas técnicas de gestão.
-
Agressivo - Reage sempre com grande impulsividade, fala alto e procura monopolizar a conversa, não divide responsabilidades (manda), costuma ofender as pessoas pelo tom de voz e ser rude.
(continua...)
"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem."
(Peter Drucker)