terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O líder Coach na prática

*Por Judite Wey (aluna de T&D no INPG Berrini)

O Coaching é hoje reconhecido no mundo corporativo, nas universidades e na mídia especializada como um dos novos e mais efetivos processos de desenvolvimento pessoal e profissional.
Pressionados pela crescente competitividade dos mercados e pela constante necessidade de transformações e novos aprendizados, muitas pessoas, desde líderes de equipes, profissionais liberais, empreendedores sociais, estudantes, até artistas e atletas, têm buscado no Coaching um caminho para seus processos de mudança e aperfeiçoamento.
Mas, o que é Coach?
A palavra Coach significa “um veículo para transportar pessoas de valor de onde estão para onde querem chegar”.
Assim atuar como Coach implica em ajudar as pessoas a verem além do que são hoje, para o que querem tornar-se amanhã, expandindo suas competências, seu desempenho e suas crenças.
No meio empresarial, o termo Coach – proveniente do inglês – tem origem no mundo dos esportes e define o papel de professor, treinador, preparador e técnico.Vem sendo utilizado para designar o líder, ou aquele que se compromete com resultados e acompanha e incentiva o desenvolvimento dos profissionais que o cercam.

•Coaching = o processo.
•Coach = quem conduz o processo.
•Coachee = a pessoa que passa pelo processo.

Algumas definições sobre Coaching;

•Coach é o papel que alguém assume quando se compromete a apoiar pessoas a atingir determinado resultado.
•Coaching é o processo para aquisição de novas competências e possibilidades de aprendizagem, tornando o processo evolutivo para ambas as partes.
•Coaching é um processo de “empowerment” – é conquistar a autonomia e o poder de influência. Assim o outro adquire competências, produz mudanças específicas e principalmente transforma-se a si mesmo.

Segundo alguns autores…

Robert Hargrove: Coaching é desafiar e apoiar as pessoas, oferecendo a ela o benefício de uma parceria.
Gallwey: Coaching é liberar o potencial de uma pessoa para que ela maximize a própria performance. É mais ajudá-la a aprender do que ensiná-la.
Rosa Krausz: Coaching é o processo de facilitar a aprendizagem e o desempenho de uma pessoa através da utilização ótima do seu potencial, a fim de alcançar os resultados por ela almejados.
International Coaching Federation (ICF): Coaching é uma parceria continuada que estimula e apóia o cliente a produzir resultados gratificantes em sua vida pessoal e profissional. Assim o cliente expande e aprofunda a sua capacidade de aprender, aperfeiçoa o seu desempenho e eleva a sua qualidade de vida.

Os pressupostos de um processo de Coaching;

•As pessoas sabem mais do que acham que sabem.
•As pessoas possuem recursos nem sempre adequadamente aproveitados para elevar o seu desempenho.
•Perguntas adequadas, úteis e estimulantes produzem mais resultados do que ordens e comandos.
•Toda a falha representa uma oportunidade de aprendizagem.
•Metas desafiantes e viáveis fazem emergir o que de melhor as pessoas possuem.
•Toda a aprendizagem é precedida de alguma forma de experimentação.
Querer é o primeiro passo para o poder e fazer.

O grau de especialização no campo do Coaching é tão vasto que hoje existem diferentes tipos de coaching sendo aplicados nas mais diversas áreas. Mas podemos dizer que existem duas grandes áreas de atuação para o Coaching:

Pessoal: de iniciativa pessoal, de foro íntimo, que lida com questões de vida, de carreira, de crise, espiritual, financeiro etc.
Organizacional: se dá no contexto da empresa, visando assegurar melhores níveis de desempenho, capacitação para novos desafios e desenvolvimento de novas competências.

O líder Coach, esta nova abordagem substitui o tradicional gerenciamento por meio do comando e controle pelo diálogo e parceria com foco em resultados.
Liderar equipes é desenvolver o papel de educador e desenvolvedor de pessoas.

Coaching é responsabilidade e compromisso. É uma responsabilidade compartilhada. É uma relação de compromisso bilateral e não unilateral.
Coaching não é “pegar na mão” e resolver o problema para o outro: síndrome do super-homem. Para apoiar alguém a alcançar seus objetivos e ter credibilidade, é preciso aceitar que ele cometerá seus próprios erros e assim aprenderá com sua própria experiência.
Coaching é difícil e não me sinto preparado: ninguém está totalmente pronto para assessorar todas as pessoas. A competência para vir a ser Coach emerge do próprio processo e da sua própria intuição e criatividade no seu decorrer.
Coaching não é transferir conhecimento. É adquirir experiência e sabedoria no ato de caminhar o seu próprio caminho.

O Coaching irá lidar com a pessoa dentro do ambiente de trabalho e lidar de maneira eficaz com o ser humano como um todo.
Descobrir suas motivações internas irá trazer á tona toda a força e potencialidade humana a ser explorada. E daí, “o céu é o infinito”.

Não há erro; só experiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário