**Adaptação Minhaco Jr., Geraldo
Há algum tempo atrás tudo parecia menos corrido, mas hoje tivemos um aumento consideravel de atribuições tanto em casa como no trabalho, hoje precisamos executar tarefas muito mais rápido no mesmo espaço de tempo, além de outros compromissos que “adotamos” como sair do trabalho e estudar ou mesmo dar conta de mais um emprego.
Quanto vale o TEMPO?
O tempo é o que temos de mais precioso, além de ser um um bem democratico: todos tem. A diferença é o valor que cada um dá ao seu. E a pressão para cumprir cada vez mais tarefas no mesmo tempo de sempre é o que leva ao estresse e a consequente queda da qualidade de vida, contrariando tudo o que buscamos, que é sertirmo-nos realizados."A realização pessoal é o tipo de sucesso que cada um tem para si, e não para mostrar aos outros. É o contentamento com o que faz".
E como este tempo é usado é o que diferencia quem tenta dos que chegaram lá como as pessoas influentes (presidentes e administradores).
A Formula
Grandes lideres tem metas claras e definidas. É preciso usar o tempo objetiva e efetivamente. A formula é simples você deve listar entre quatro e cinco tarefas do dia (não mais do que isso) que são urgentes. E listar também em outra relação o que é importante (prioridades) para aquele dia.
Uma dica pessoal; aprendi com uma antiga chefe pois ela costumava nos dizer que tudo no nosso dia a dia é URGENTE, mas dessas urgencias deveriamos realizar as PRIORIDADES; ou seja tudo é urgente mas se você priorizar algumas destas urgencias a coisa flui, tente.
Ladrões de tempo
Não basta listar, mas se concentrar no que faz, em cada coisa de cada vez, e fugir dos ladrões de tempo que são; aquelas conversas com o amigo do lado, com a secretaria, nos cafés e principalmente nos telefonemas desnecessarios e demorados. Não que devemos ser “anti sociais” ou ignorar as pessoas do nosso convivio isso deve ficar para depois das tarefas concluidas. Simples: há pessoas que reveem os gastos desnecessarios, mas não fazem o mesmo com o tempo que é, também dinheiro, ganhamos ou perdemos de acordo com o que produzimos. Há ainda a situação de dependermos de terceiros para as nossas tarefas, o que foge mesmo do nosso controle, mas fora isso não há desculpa - “Organização é uma questão de atitude”.
Pro-cras-ti-na-ção
Retardar alguma ação, deixar para depois, protelar uma ação, falta de vontade de realizar algo definido.
O dia terminou e não fizemos nada do planejado; Então o que fizemos? Com o que estamos ocupados?
Procrastinação, ou adiantamento do que tem de ser feito, pode ser uma das causas. “A reflexão do valor tempo está no que vemos que foi feito ou não, tudo que protelamos uma hora será URGENTE”.
Adiar tarefas necessarias só aumenta o volume de afazeres, que levará ao estresse. “É facil analisar o comportamento alheio e pensar que só nós temos muito o que fazer. Mas a pessoa que parece que não faz nada, pode estar fazendo o que não fazemos, que é planejar o dia.
Dedicar cinco a dez minutos para planejar o dia é ganho certo lá na frente, após concluidas as urgencias, lembrando que o lazer é fundamental.
Adaptação ao novo
Toda mudança gera desconforto e os hábitos não são eliminados, mas adaptados. É como uma obra dentro da nossa casa, causa transtornos mas traz mais beneficios do que antes. Saber priorizar tarefas não é deixar de faze-las, mas faze-las de uma maneira nova.
“O valor da moeda do tempo é muito subjetivo, não há como mensurar, mas devemos lembrar que o significado de administrar é; alocar e utilizar os recursos que temos á nossa disposição, como o tempo”.
Dicas para seu tempo render
- Identifique o que normalmente costuma desperdiçar o seu tempo, conheça suas fraquezas e defina os seus objetivos;
- Seja objetivo, vá aos pontos essenciais sem ser prolixo ou se perder em detalhes;
- Reconheças suas limitações e trabalhe com prioridades, se sobrar tempo faz-se o resto;
- Saiba delegar e delegue tudo que é possivel para fazer apenas o que compete a si;
- Saiba dizer não e não assuma mais tarefas do que pode executar;
- Administre sua ansiedade, o excesso leva a assumir mais do que pode e a tomar decisões precipitadas, afetando os resultados;
- Não pense no que não conseguiu terminar, se concentre no que precisa ser feito.
"Quem mata o tempo não é assassino, mas sim um suicida."
Millôr Fernandes
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