*Por Augusto Campos
As avaliações do desempenho de qualquer indivíduo, organização ou projeto estão relacionadas aos conceitos de eficácia, eficiência e efetividade. Estes conceitos são independentes entre si, ou seja, é possível alcançar cada um deles sem alcançar também os outros. O ideal, entretanto, é alcançar os três.
Em uma definição simplificada;
-Eficácia é a capacidade de realizar objetivos,
-Eficiência é utilizar produtivamente os recursos,
-Efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente.
Elaborando um pouco mais, pode-se afirmar que a efetividade diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos; a eficiência indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.
Já a Produtividade é um conceito que tem similaridade com o da eficiência, e refere-se à relação entre o resultado obtido e o esforço dispendido. Ou seja: quanto menor o esforço, o custo ou a quantidade de recursos dispendidos para alcançar um mesmo resultado, maior a produtividade. Ou ainda: quanto melhor a qualidade, o volume ou o valor do resultado alcançado com o mesmo custo, maior a produtividade.
"Nunca confunda movimento com ação."
( Ernest Hemingway )
Nenhum comentário:
Postar um comentário