terça-feira, 12 de outubro de 2010

Home Office: o desafio de trabalhar em casa

*Por Prof. Yeda Oswaldo

Até bem pouco tempo atrás era praticamente impensável trabalhar em casa. Trabalhar no próprio ambiente em que se morava era sinônimo de preguiça ou fracasso e até mesmo as duas coisas juntas – as pessoas que mantinham escritórios em casa eram consideradas mal sucedidas pois não tinham como manter um local de trabalho apropriado, não podiam alugar ou manter um espaço para tal finalidade. E eram também consideradas indolentes por teoricamente, permitirem essa situação. Trabalhar em casa era permitido somente para o sexo feminino, assim mesmo para atividades como lavar, cozinhar ou cuidar dos filhos.
Hoje essa a realidade mudou. A velocidade das informações, a necessidade de ser mais produtivo, fazer mais com menos, de diminuir custos, as longas distâncias entre o local da empresa e o domicílio do colaborador, falta de segurança nas ruas, enfim, fez com que os modelos organizacionais até então focados em todos funcionários trabalhando juntos em um único ambiente se modificassem com a mesma velocidade da internet. As empresas que até então mantinham um controle rígido sobres os horários dos funcionários passaram a permitir e em algumas situações a motivar, seu pessoal a trabalhar em casa. A rede mundial de computadores contribuiu sobremaneira para essa mudança no estilo de vida das pessoas.
No entanto, as pessoas que trabalham em casa devem atentar-se para alguns fatores importantes ou correm o risco de serem menos produtivas e a ficar mais estressadas que seus colegas que trabalham full time na empresa, comprometendo sua qualidade de vida e de toda sua família;

1- Manter um local apropriado para o desenvolvimento do trabalho. Levar o notebook para o braço do sofá enquanto assiste aquele programa de culinária, nem pensar. Além dos problemas ergonômicos, carregar o trabalho de um cômodo para o outro só vai fazer com que a pessoa se distraia, além da enorme perda de tempo em montar e desmontar esse escritório itinerante.

2- Manter o local organizado. Não deixar para depois aqueles arquivos de relatórios gerados. Geralmente a pessoa que trabalha em casa não dispõe de auxiliares ou secretárias, fazendo ela mesma esse tipo de trabalho. Procrastinar esse serviço só vai deixar o ambiente caótico.

3- Estabelecer horários de trabalho, ter disciplina. Não é porque a pessoa não tem nenhum chefe por perto que pode trabalhar a hora que bem entender. O trabalho existe e deve ser executado – se não for em horários pré-estabelecidos por ela mesma, acabará sendo feito em horários inoportunos como finais de semana em que a pessoa deveria se dedicar ao lazer e à família, gerando uma insatisfação tanto na pessoa como naqueles que o cercam. Além disso, o desrespeito da própria pessoa em relação ao horário, permitirá que as outros possam interrompê-la por motivos banais.

4- Manter-se longe do home Office enquanto está com a família ou em horários de lazer em casa. Esse talvez seja um ponto bastante difícil, afinal, esperou um tempo enorme por aquela idéia e simplesmente não pode deixar para depois. Nesse caso, faça anotações breves sobre esse insight para que possa se lembrar disso na hora em que for trabalhar, e bom trabalho.

Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores.
Roberto Shinyashiki

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