-Bons de largada são aqueles que entram com o maior entusiasmo nos seus diversos projetos. Costumam se interessar por muitos assuntos ao mesmo tempo e colocam toda a energia no inicio de cada um.
Do ponto de vista profissional estão sempre iniciando um novo empreendimento, que normalmente é descrito como “o próximo e mais espetacular sucesso do mercado”. Nos projetos pessoais já começaram vários cursos de graduação, outros tantos de inglês, ou mesmo incontáveis programas de ginástica, dietas, atividades físicas que pretendiam ser regulares, mas foram logo substituídas por alguma outra idéia mais interessante. Apesar de tantas largadas espetaculares a maioria das vezes não comemoram muitas chegadas.
-Bons de chegada são aqueles que no início de seus diferentes projetos se mostram discretos, modestos. Sem muito barulho ou espalhafato, podem parecer às vezes que até mesmo lhes falta energia e entusiasmo. Profissionalmente são constantes, regulares e confiáveis.
O valor desses profissionais passa a ser percebido e muito valorizado no médio prazo, quando o glamour inicial do lançamento dos empreendimentos já passou, quando os holofotes já desviaram seu foco para outra novidade, eles continuam sua trajetória dosando as energias e mantendo o ritmo. Sabem que o sucesso depende da conclusão do empreendimento e estão dispostos a chegar ao final. Nos projetos pessoais certamente não têm comemorado o inicio de vários cursos, dietas e programas de atividade física, mas têm a capacidade de desenvolver algumas destas atividades independentemente de estarem ou não na moda, independentemente de torcida e aplausos, dosam as energias, mantêm os objetivos e buscam a linha de chegada.
No mundo corporativo, no desenvolvimento da carreira, nos projetos pessoais ou mesmo nos assuntos familiares, certamente necessitamos de disposição e entusiasmo, até mesmo para estabelecer nossos objetivos e metas, mas devemos ter sempre em mente que a vitória, ainda que dependa de uma boa largada, só poderá ser comemorada na chegada. O campeão, seguramente não será o que fez muitas largadas, mas o que conseguiu muitas chegadas.
Quando tudo nos parece dar errado acontecem coisas boas que não teriam acontecido, se tudo tivesse dado certo.
Renato Russo
Nenhum comentário:
Postar um comentário