quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O que é entender o consumidor

"AS MUDANÇAS DE CONSUMO são um claro sinal de como o País evoluiu." De fato, muito mudou nos últimos 15 anos.
*Por Samuel Klein (dono da Casas Bahia)

De uma pequena rede, o Brasil assistiu ao surgimento de um colosso de vendas, baseado em um modelo único, inovador e ainda hoje estudado por especialistas em todo o mundo, se tornando inclusive um case de estudo em Harvard. Na visão de Samuel Klein, fundador da CASAS BAHIA, a empresa cresceu junto com o desenvolvimento do País, no respeito às leis e aderente à dinâmica da economia nacional. Estudar a Casas Bahia é entender o varejo e a inovação no Brasil.
Um dos itens que mais chamam a atenção é como a rede de varejo entendeu o consumidor de baixa renda e também como foi capaz de influenciar fortemente o comportamento desse mesmo consumidor. Analise o desenvolvimento da rede nos últimos 15 anos a partir da análise do próprio fundador Samuel Klein:
“Aumentamos nosso mix de produtos, promovemos o acesso facilitado ao crédito, implantamos cartões de crédito e débito em nossas lojas como novas formas de pagamento, priorizamos serviços que atendam às expectativas e necessidades específicas de nossos fregueses, criamos um serviço exclusivo de atendimento (SAC), abrimos nossa loja virtual, expandimos para novos mercados.”
Enquanto Samuel e filhos realizavam essas mudanças, o mercado à volta deles se transformava. Sumiam gigantes como Arapuã, Mappin, Mesbla, G. Aronson e Casa Centro. Simultaneamente, os Klein faziam descobertas. Samuel, mais uma vez, explica: “A Casas Bahia desenvolveu um modelo único no mercado para a concessão de crédito. Muita gente ainda acha que se resolve o problema negando crédito a quem não tem como comprovar renda.”
Desde o começo, na década de 50, quando vendia mercadorias de porta em porta, o empreendedor já oferecia opção de vendas em prestações. Aos 86 anos, o polonês naturalizado brasileiro ainda dá expediente no comando da rede varejista, ao lado do filho Michael (o outro filho, Saul, vendeu a participação na empresa em meados do ano passado).
A rede de varejo foi fundamental para desenvolver o consumo nas classes de baixa renda brasileiras. Com um modelo de crédito absolutamente original, a família Klein ofereceu todo tipo de produto durável para as famílias. Nada estava fora do alcance. Graças a essa inovação financeira, o brasileiro conseguiu comprar qualquer produto que desejasse. Ainda hoje, é possível encontrar TVs LCD de 52 polegadas em residências simples. Samuel levou bons produtos à população. “Inverti a lógica nas prateleiras. Há 30 anos, apenas 20% dos produtos tinham uma boa marca. Hoje é o contrário.”

Confiar é uma prova de coragem e ser fiel uma prova de força.
Marie von Ebner-Eschenbach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário