terça-feira, 16 de novembro de 2010

O QUE OS PROFISSIONAIS BUSCAM NAS EMPRESAS?

*Por Prof. Yeda Oswaldo

Os profissionais que ingressam nas organizações no atual cenário de trabalho, pertencem em grande parte à geração Y, que são pessoas que nasceram após os anos 80. Considerada como a geração digital, esses profissionais possuem forte potencial para liderança, são ambiciosos, educados, tendem a ter um perfil empreendedor, falam outros idiomas e buscam por meio do desempenho profissional uma rápida evolução na carreira. São profissionais focados nos projetos e nos resultados.
Segundo o Estado de São Paulo, 18% da geração Y já chefiam equipes no Brasil. Por outro lado, por serem desafiadores para as lideranças, invariavelmente são vistos como insubordinados e infiéis. Quando não estão satisfeitos com a empresa em que trabalham esses profissionais pedem demissão – e muitas vezes vão trabalhar para o concorrente.
Outro contingente de profissionais encontrado no mercado de trabalho é proveniente da geração X, que muitas vezes são os pais da geração Y. São aqueles profissionais nascidos entre 1961 e 1979. Essa geração viu surgiu o videocassete e o computador pessoal (PC). Muitas pessoas dessa geração se sentem desconfortáveis com a sua vida profissional – muito provavelmente porque nasceram quando a economia estava em crise (inflação alta, perda de poder aquisitivo) e suas carreiras demoraram a decolar.
Independente da geração a que pertence, o colaborador (assim chamado porque é ele quem verdadeiramente colabora com a viabilidade e sustentação do negócio), ao ingressar em uma organização, ele buscará um plano de benefícios e remuneração compatível com o cargo, e principalmente, almejará uma perspectiva a longo prazo, ou seja, ter um plano de carreira, em que possa visualizar a sua progressão diante dos anos dedicados à organização.
Cite-se como exemplo pesquisa recente realizada pela USP com 600 gestores de diversas organizações, com a finalidade de saber o que mais motiva o funcionário. O resultado apontou como principal item motivacional o fato dele saber como irá progredir dentro da organização, ou qual será a sua ascensão na carreira.
Nesse mesmo sentido, a literatura aponta que harmonia no ambiente de trabalho é tão importante quanto proposta de benefícios e flexibilidade nos horários. Quando se fala de um bom ambiente de trabalho ou o clima organizacional como outro fator buscado pelo funcionário, pode-se defini-lo como o ajustamento do profissional à organização, sendo muito importante para o desempenho e produtividade, já que o ambiente desarmonioso e conflituoso pode levar não só as doenças ocupacionais, mas a inúmeros conflitos de relacionamento.
Caterpillar Brasil (fabricante de motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores com sede em Piracicaba), a melhor empresa para se trabalhar no Brasil (eleita assim em 2009), investe muito no desenvolvimento e no bem-estar dos colaboradores e garante um ótimo clima de trabalho. A mesma empresa já ocupava o 2º lugar nos de 2007 e 2008. Vale lembrar que nesse período a Caterpillar teve problemas com a crise econômica, chegando a demitir 1.000 funcionários, mas como ela lidou com isso resultou em maior admiração perante os funcionários.
É recomendável que toda organização reflita sobre o que os colaboradores esperam dela, uma sugestão é realizar uma pesquisa com seus profissionais. Os talentos humanos precisam de valorização e motivação e a empresa necessita de pessoas qualificadas e com alto nível de eficiência e eficácia para atingir o sucesso. É preciso acabar com o mito que o funcionário só trabalha pelo salário no final do mês. Além disso, os profissionais buscam liderança positiva, boa interação com a equipe, sendo de justiça, respeito, transparência, aprendizado profissional e feedback (retorno, opinião) sobre seu desempenho.
No mercado competitivo, com mudanças constantes no cenário das contratações de profissionais, o mais importante é zelar para que exista um intercâmbio entre os colaboradores e a organização, com o objetivo de preservar as relações de trabalho e integrar os interesses de ambas as partes.

Eu não tenho ídolos, tenho admiração por trabalho, dedicação e competência.
Senna

Nenhum comentário:

Postar um comentário