Apesar da enorme variedade de características para a formação de Adultos em um processo de aprendizagem, definiu-se 7 características aplicáveis e verdadeiras:
-Os alunos são adultos por definição e assim gostam e querem ser tratados (parece óbvio, mas não é!).
-Eles estão em um contínuo processo de crescimento e evolução.
-Trazem consigo um conjunto de experiências e valores que devem ser evocadas.
-Trazem expectativas sobre o processo de aprendizagem.
-Possuem interesses próprios, mesmo às vezes competitivos.
-Muitos já possuem seu próprio padrão de aprendizagem.
Vale a pena lembrarmos que…
Alguns adultos são mais adultos do que outros: uns necessitam orientação, outros pedem maior dependência, outros ainda mais autonomia. Alguns trazem uma boa bagagem de experiências e conhecimentos, outros trazem menos. Há uma variedade de predisposição para aprender e aplicar o que se aprende. Alguns podem ter tido em sua vida experiências difíceis de aprendizagem, o que em muitas vezes, gera bloqueios internos. Muitos possuem clareza sobre a importância da sua aprendizagem, mas alguns sentem que aprender os diminui e torna-os mais fracos perante os outros. Alguns gostariam de saber mais do que realmente sabem e preocupados com isso, sentem-se frustrados e não vão atrás. Alguns deixam de estar abertos a aprender, pois há forte estímulo interior para competição e se destacar entre os demais. Alguns afirmam que sabem, mesmo sem saber, e perdem a chance de aprender a todo o momento.
Alguns Conceitos importantes para quem lida com Adultos em processo de Aprendizagem e desenvolvimento:
Aprendizagem: “É algo que surge dentro do indivíduo que aprende sendo particular a si próprio; é uma parte essencial do seu desenvolvimento, envolve todo o seu ser. A aprendizagem ocorre quando o indivíduo sente esta necessidade, esforça-se em atingir suas expectativas e experimenta uma satisfação final pelos resultados alcançados”. Aprendizagem: “Não é descobrir o que os outros já sabem, na busca de solucionar seus próprios problemas, mas sim, questionar, pensar e experimentar até que uma dada solução seja parte integrante da sua vida. È viver o prazer de ter dúvidas e acender a luz da sabedoria pessoal”.
Desenvolvimento: “O Desenvolvimento Humano ocorre quando pensamos por nós mesmos. O conhecimento não pode ser transferido, pode até ser mecanicamente aplicado, porém aprender é sempre um processo de auto-pesquisa e descoberta. Nesta busca contínua, alguém pode dar suporte e assistência mas nunca ensinar. A Aprendizagem desenvolve o indivíduo”. Desenvolvimento: “A única aprendizagem que influencia significativamente o comportamento e que faz com que alguém se desenvolva é a auto-descoberta, isto é, uma aprendizagem auto-apropriada, a qual é pessoalmente rica e assimilada através da experiência”.
Promover a Formação em adultos nos faz melhores adultos!
"O mestre disse: Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta."
Confúcio
Nenhum comentário:
Postar um comentário