quarta-feira, 18 de maio de 2011

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS NAS EMPRESAS

Prof. Dra. Yeda Cirera Oswaldo

Os conflitos estão presentes desde o começo da existência humana uma vez que o indivíduo se depara com situações conflituosas nos mais diversos contextos. Nas organizações, como em vários lugares existem conflitos entre as pessoas e grupos, pois quanto mais as empresas crescem, mais complexas se tornam, existindo maior probabilidade de idéias divergentes e como conseqüência um número maior de conflitos.
Segundo o Instituto Ocupacional Americano em média 33 mil empregados são agredidos, chegando ao extremo de 17 serem assassinados no local de trabalho por semana, sendo essa a terceira causa de mortes relacionadas à execução das funções. As ocorrências vão desde os homicídios, agressões físicas e verbais, colocando o trabalhor em situação de risco.
Devido à crescente violência no local de trabalho, muitas organizações e líderes estão se mobilizando para tratar do assunto, seja por meio de treinamentos ou outras ferramentas, de forma a solicitar aos colaboradores que adotem uma abordagem mais pró-ativa do problema, apresentando estratégias e sistemas disponíveis para intervir de uma forma eficaz na administração de conflitos.
O conflito é um processo em que uma pessoa (ou grupo de pessoas) percebe que outra está impedindo, ou se encontra em vias de impedir, uma ação importante. As principais causas dos conflitos podem surgir com as diferenças de idéias, problemas de comunicação, experiência de frustrações anteriores, diferenças de personalidade, diferenças de percepção e modos de analisar uma mesma informação e fatos.
A forma como os conflitos eram vistos nas organizações foi alterada ao longo do tempo, passando de uma visão tradicional – em que o conflito era visto como algo prejudicial e desnecessário, não tendo uma finalidade proveitosa, afastando a atenção dos gestores e esgotando os recursos - para uma visão mais contemporânea em que os conflitos são vistos como situações inevitáveis em toda organização e necessários para melhorar o desempenho.
De acordo com a nova visão de gestão, os conflitos propiciam e ajudam na busca de novas estratégias e táticas que venham solucionar os problemas que ocorram diariamente no “mundo corporativo”, ajudando a superar a estagnação e a acomodação, direcionando esforços para que se possível, o problema seja eliminado.
O conflito bem administrado proporciona inúmeras funções positivas, pois acaba rompendo com a estagnação organizacional, gerando mudanças, evolução, inovação, oportunidades, enriquecimento pessoal e profissional, renovação do ambiente de trabalho e como conseqüência final melhor desempenho do profissional na função.
O líder tem papel fundamental na administração dos conflitos ajudando os grupos e colaboradores no entendimento da diversidade de opiniões e das diferenças individuais possibilitando soluções criativas e o diálogo, além de funcionar como mediador na solução do problema.
Fica o alerta para as organizações e especialistas para que funcionem como mediadores, criando um espaço maior para as ações preventivas e administração dos conflitos já existentes, preparando os colaboradores e líderes para lidar com as situações conflituosas e dessa forma melhorar o desempenho organizacional.

"Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos."
Carl Jung

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