Por questões de sobrevivência, cresce o interesse em despertar e aumentar a capacidade dos funcionários tornando-os mais criativos na busca de novos produtos, serviços, assim como buscar diferenciação nos processos de vendas etc. A criatividade favorece observar, enxergar o que todos estão vendo, visualizando coisas diferentes e aumentar a auto estima, acreditando nos produtos e serviços que estão oferecendo mercado. Outro aspecto interessante é que não basta somente criar, gerar idéias, é preciso analisá-las e implementá-las. Algumas empresas que criam Banco de Idéias, sistemas integrados de geração de idéias até mesmo a velha caixa de sugestões como estratégia de incentivo da criatividade e inovação, mas rapidamente transformada em caixa de “queixações”, pois é sinto lhe dizer que não é por ai que devemos começar.
Considerando especificamente este caso tendo como base uma empresa que tinha como objetivo a premiação de idéias foram desenvolvidas palestras e treinamentos com técnicas específicas com o objetivo de aumentar a capacidade de geração de idéias, favorecendo a criação de produtos, melhoria de processos etc, fortalecendo um conjunto poderoso de Princípios e Valores que estimularão o seu pessoal a criar e inovar e a preparação da liderança jamais deverá ficar de fora.
Pense nisso e analise!
Olá! Como está? Cheio de planos?
É muito comum ouvir, as pessoas comentarem fatos como os abaixo:
1.“Meu chefe não valoriza as minhas ações. Como mudá-lo?
2.“A empresa em que trabalho não possui um plano de carreira e pouco investe nos colaboradores”.
3.“Vivo num mundo de trabalho hostil.”
4.“Não há como mudar a minha rotina, tenho que fazer as coisas sempre da mesma forma!”
Essas questões devem ser fortemente debatidas nos programas desenvolvidos dentro das organizações para liderança de equipes, administração de conflitos e inovação. E é cada vez mais comum encontrar essas situações dentro das organizações.
Não importa o que as pessoas fazem conosco, o que realmente importa é o que estamos fazendo com nós mesmos e o que permitimos que os outros nos façam.
É aí que entra a sua enorme responsabilidade em virar esse jogo. O que você preparou para realizar neste ano que, pelo menos, amenize situações como as descritas acima?
Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.
Sócrates
Nenhum comentário:
Postar um comentário