“Fui demitido”, “Bati o carro”, “Fui promovido”, ou “Fiz uma viagem à Indonésia” – são frases que indicam que você teve experiências marcantes. Costuma-se dizer que toda experiência é válida, mas isso não é verdade total. A frase precisa ser: “toda experiência é válida para quem aprende”. E a pergunta crucial após cada experiência é: O que você aprendeu com isso?
Há dois tipos de aprendizagem: o positivo e o negativo. Aprendizado positivo é quando a pessoa sai da experiência com formas mais construtivas e eficazes de sentir, pensar e agir. Aprendizado negativo é quando a pessoa adquire pensamento, sentimento ou comportamento inadequado após uma experiência. Como dizem os caipiras: Cão mordido de cobra tem medo de lingüiça. Se a pessoa sai do assalto acreditando que o ser humano é mau, mesquinho, não confiável (uma generalização inadequada), essa pessoa aprendeu negativamente. Se sai do assalto pensando que nem sempre as aparências indicam o que a pessoa é (o assaltante parecia gente boa), ela aprendeu positivamente.
O melhor aprendizado é aquele em que os resultados são sentimentos positivos (esperança, alegria, solidariedade,amor), pensamentos positivos (compreensão, informação, melhores decisões) e comportamento adequado (persistência, prevenção, disciplina).
"DEUS te sustentará, e onde não possas fazer todo o Bem que desejas realizar, ELE fará sempre a parte mais importante"
(pelo espirito de Emmanuel)
Nenhum comentário:
Postar um comentário