sexta-feira, 30 de julho de 2010

Minhaco Consultoria Integrada (Existe, é Verdade e Acontece)

*Por Geraldo Minhaco Junior

Minhaco Consultoria Integrada uma idéia desenvolvida para auxiliar pessoas na área profissional, atuando também junto a Pequenas Empresas e no auxilio de Novas Idéias (Plano de Negócios), o objetivo é fazer e ser um diferencial em termos de Gestão da Integração, com técnicas e estrategias atuais e inovadoras na área de Integração de Pessoas; envolvendo o colaborador nos Processos e Projetos de uma Organização para assim se ter um equilíbrio entre o colaborador comprometido e os recursos tecnológicos, definindo a competitividade da empresa.
Nossos Princípios são; Criar visão, Alinhar redes de Relacionamentos e Motivar, também faz parte da Missão da Minhaco Consultoria Integrada; Experimentar e Adaptar pois o mercado atual exige novos modelos de gestão com Inovação.
Varias idéias estão surgindo, e o trabalho que tem sido feito através deste blog hoje já se tornou um referencial para muitos Profissionais e Universitários, também tem sido positivo o retorno dos e-mails das vagas divulgadas semanalmente (enviadas pela ampla rede de contatos inclusive de outras cidades), TUDO ISTO esta acontecendo em 3 meses de existência na rede).
Sigam, divulguem, opinem, pois “A Informação envelhece e o Conhecimento Inova”, e agora é continuar ajudando a Inovar para ampliar Horizontes, um ABRAÇO e o meu MUITO OBRIGADO A TODOS até aqui.
(A verdade esta na troca de informação)

Projeto 100 Familias (Idéias, Comprometimento e Ação)

*Por Geraldo Minhaco Junior

Este é um projeto que esta sendo desenvolvido com a proposta de atuar na área de Responsabilidade Social e de Prestação de Serviços á Família, levando Informação, gerando Diversão, praticando Doação e fazendo a Integração entre quem participa e quem é ajudado sem visar fins lucrativos através de uma rede de amigos.
Desenvolvendo e atuando em campanhas junto a organizações (pré avaliadas) com; promoções especificas e encontros, campeonatos variados entre Entidades com deficiência ou nenhuma ajuda, sempre focando a Integração das pessoas com a Responsabilidade Social.
Nenhum ato oficial ainda foi feito apenas algumas divulgações de outras promoções com finalidade social foi enviada através de e-mails, mas idéias e vontade não falta, agora este blog pode também ser um referencial em termos de prestação de auxilio ao próximo, este Projeto pode crescer, tomar forma e começar a ajudar os que realmente necessitam isto num processo de Integração ou seja; onde um Desperta a Atenção, outros Causam o Interesse, muitos criam o Desejo e TODOS Praticam a Ação, QUERO A PARTICIPAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DE VOCÊS, UM ABRAÇO.

(Ajudar alguém sem diferenciar ninguém)

terça-feira, 27 de julho de 2010

A Bu(r)rocracia Brasileira até quando???

*Por Ricardo Galzerano
**Adaptação Geraldo Minhaco Jr.

Das exportações brasileiras, 43% são de matéria-prima (principalmente ferro e soja), eram 22% há 10 anos. Você pode se perguntar e O que eu tenho a ver com isso?
MUITO A VER, sim, pois os produtos industrializados aqui e que exportamos diminuíram de 74% para 54%. Ou seja: estamos exportando...empregos, quando exportamos matéria-prima, criamos poucos empregos aqui, quando exportamos produtos industrializados, geramos muitos empregos no país - (acreditem ainda tem empresários que nem se importam com isso)
Na contramão disso estamos cada vez mais exportando matéria-prima e cada vez menos exportando produtos industrializados, estamos deixando de gerar milhões de empregos dentro do Brasil, isso é andar na contramão da História.
Especialmente para os jovens, para as gerações que se formam e que, não encontrando emprego aqui, vão buscá-los lá fora. E o vigor de um pais não se faz com o êxodo da juventude,muito pelo contrário.
Palavras de Benjamin Steinbruch, Diretor-Presidente da Companhia Siderúrgica Nacional – “Comparações feitas entre outros países e o Brasil indicam que, quanto maior é o nível de burocracia, menor é o PIB per capita, a escolaridade e a competitividade do país. Além disso, a burocracia estimula o crescimento da economia informal”.
Estudo feito pela Fiesp confirma; o Brasil é o país da bur(r)ocracia, e esta custa, segundo a entidade R$ 46,3 bilhões por ano ao pais é um entrave ao nosso progresso como nação.
Alguns números da bur(r)rocracia brasileira; estamos em 123º lugar na lista dos 183 países mais competentes em termos de eficiência burocracia. No Brasil, as empresas gastam 2.600 horas por ano de produção para pagar impostos. Na área do OCDE (países mais ricos do planeta), são apenas 216 horas. O fechamento de uma empresa leva 4 anos no Brasil, contra 1,8 ano nos países ricos. Para abrir uma empresa no Brasil são necessários 16 procedimentos e apenas 6 na OCDE.
O resultado de tudo isso desestimula as empresas a trabalharem de forma formal, a empregarem mais pessoas de maneira formal (carteira assinada, direitos trabalhistas, etc.), vivemos num país da informalidade e, em larga escala, corrupto em grande parte devido ao excesso de bur(r)ocracia. Nenhum país saiu do subdesenvolvimento sem fazer uma ampla e contínua melhoria na área da educação, sem investir na educação continuaremos, como estamos, na rabeira mundial no ranking de desenvolvimento humano e de qualidade de vida, infelizmente AINDA somos um país “Sem-Educação” e como se não bastasse e não melhorarmos urgente e progressivamente os níveis educacionais de nosso povo esse crescimento econômico se sustentará até quando? - “Os países que já contam com representantes políticos de mais alto nível são também aqueles em que os eleitores são mais escolarizados e tomam suas decisões com base num processo racional. O baixo nível de educação da população brasileira é um mal crônico que afeta diretamente o cenário eleitoral” (Nametala Jorge, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio).

"Um País só se torna uma Nação quando sua população aprende a se mobilizar em prol do bem comum"

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Os 4 C´S

*Por Maria Inês Felippe (Psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, Mestre em Criatividade e Inovação Aplicada) do artigo - Os 4 C´S para competir com criatividade e inovação na carreira

A empregabilidade é hoje a maior preocupação dos profissionais, colocando à prova a competência deles no que diz respeito à melhoria de processos internos, produtos, serviços, processos operacionais. Todas essas questões exigem do profissional uma das competências mais avaliadas diariamente que é a criatividade e Inovação.
Como fazer para ser mais criativo, como fazer para inovar?
Criatividade e Inovação Pessoal
Hoje, para obter sucesso é necessária além do conhecimento técnico, a habilidade para solucionar problemas, lidar com a diversidade, o que implica na utilização da capacidade criativa, sendo proativo e quebrando paradigmas.Criar envolve, em primeiro lugar, um rompimento dos paradigmas pessoais e, em segundo, dos sociais, muitas vezes o criador acaba boicotando a sua própria criação com medo de ser criticado e não reconhecido. Criar é um ato de coragem tanto no âmbito pessoal como social.
O primeiro passo é perceber-se enquanto pessoa o que realmente gosta de fazer, o que faz bem, o que a alma aplaude e acima de tudo o lhe dá prazer; esqueça o que está do lado, aqueles comportamentos padronizados ou até mesmo aquilo que as pessoas gostariam que você fizesse ou até mesmo fosse. Observe suas principais qualidades e aproprie-se delas.
Na empresa em que trabalha tente romper o comportamento mecanicista apresentando idéias de novos produtos, serviços, melhoria do que você já faz, como também do ambiente organizacional.

Comunicação Assertiva
Como já dizia o Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”. Pois é, muitas vezes deixamos de colocar em ação uma idéia ou desejo por medo de não ser aceito, como também por não saber “vender” a idéia. O primeiro passo é vender para si próprio. Por exemplo, você deseja mudar de carreira. Cabe a pergunta: já elencou todas as vantagens da mudança? Quais as vantagens e riscos? Você se convenceu de que é uma boa saída para a sua situação atual, está amadurecido da decisão e convencido da mudança de emprego ou de profissão? Se sim vá em frente, se não, venda acima de tudo para você mesmo e depois para as pessoas que estão ao seu redor, faça networking e comunique a algumas pessoas a sua decisão.
Prepare-se para vender para seu chefe, desenvolva um projeto detalhado, utilize da sua criatividade, recursos disponíveis, sempre comparando a situação real e a desejada, mas seja sempre muito claro, expondo o que pensa, o que sente e como vê e sente esta situação.

Cooperação e Comprometimento
Caso você esteja querendo mudar de empresa e isso poderá acarretar resultados tanto para você quanto para as pessoas do seu convívio, compartilhe a decisão, principalmente, se ela afetar diretamente seus familiares, por exemplo. É preciso buscar ajuda, você poderá obter apoio dos amigos também.
A mesma situação poderá ocorrer se você estiver apresentando uma idéia para seu superior, uma idéia sem ação é pura ilusão e será preciso buscar parceiros para fazer acontecer. Cada pessoa tem uma inteligência particular e quando se junta a de outras pessoas o resultado é uma criação muito especial. Pense quem pode lhe ajudar a criar algo realmente especial.

Coordenação
Não podemos pensar em liderar as pessoas se somos dependentes, se não lideramos a nós mesmos. Reavalie todas as situações em que você está à frente de algo, coordenando, decidindo e seja honesto consigo, analise a realidade. Em que momentos a sua liderança se sobressai?
A clareza de objetivos em relação a sua própria carreira e vida faz com que atinja o que deseja. Fixe metas, prazos, e a forma para conquistá-los. O mesmo poderá acontecer quando apresentar uma idéia ao seu superior e ela for aprovada. É a oportunidade para fazer acontecer juntamente com seus parceiros, aqueles já mencionados no item acima. Mas, sem perder de foco que agora é a sua vez de coordenar, que você está consciente das ações necessárias para isso e que se planejou para tal.

Ao se PROGREDIR é importante não se deixar embriagar pelo êxito
(Proverbio Chinês)

terça-feira, 20 de julho de 2010

Saber ouvir os Clientes é Fundamental

No aeroporto, o pessoal estava na sala de espera aguardando a chamada para embarcar. Nisso aparece o Co-piloto, todo uniformizado, de óculos escuros e de bengala, tateando pelo caminho. A atendente da companhia o encaminha até o avião e assim que volta , explica que, apesar dele ser cego, é o melhor Co-piloto da companhia. Alguns minutos depois, chega outro funcionário também uniformizado, de óculos escuros, de bengala branca e amparado por duas aeromoças.
A atendente mais uma vez informa que, apesar dele ser cego, é o melhor piloto da empresa e, tanto ele quanto o Co-piloto, fazem a melhor dupla da companhia.
Todos os passageiros embarcam no avião preocupados com os pilotos.
O comandante avisa que o avião vai levantar vôo e começa a correr pela pista, cada vez com mais velocidade...
Todos os passageiros se olham, suando, com muito medo da situação. o avião vai aumentando a velocidade e nada de levantar vôo, a pista está quase acabando e nada do avião sair do chão, todos começam a ficar cada vez mais preocupados. O avião correndo e a pista acabando, o desespero toma conta de todo mundo.
Começa uma gritaria histérica no avião.
Nesse exato momento o avião decola, ganhando o céu e subindo suavemente.
O piloto vira para o Co-piloto e diz:
- Se algum dia o pessoal não gritar, nós estamos danados!!!!

"Falar é fácil, ouvir é uma operação complicada que exige muita paciência."
Jaime Leitão

quinta-feira, 15 de julho de 2010

As Duas Pulgas

*Por Max Gehringer

Muitas empresas caíram e caem na armadilha das mudanças drásticas de
coisas que não precisam de alteração, apenas aprimoramento.
O que lembra a história de duas pulgas.
Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra:
- Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar.
Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é
zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.
Elas então contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa
de reengenharia de vôo e saíram voando. Passado algum tempo,
a primeira pulga falou para a outra:
- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo
do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da
coçada dele.
Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam
vôo rapidamente.
Elas então contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes
ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu...
A primeira pulga explicou por quê:
- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar
muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos
alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se
alimentar com aquela rapidez.
E então um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o
tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos.... Como tinham
ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo
cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar.
Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou:
- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?
- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do
século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.
- E por que é que estão com cara de famintas?
- Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que
vai nos ensinar a técnica do radar. E você?
- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.
Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à
pulguinha:
- Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma
reengenharia?
- Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.
- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas. quiseram saber as pulgonas...
- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer
para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me
sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só
observando o cachorro e então ela me disse: "Não mude nada. Apenas sente
na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança".

MORAL:
Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente.
 Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de reposicionamento

terça-feira, 13 de julho de 2010

Ser PROFISSIONAL esse é o Futuro

*Por Marcelo de Almeida (Consultor, Conferencista em desenvolvimento humano, motivação e qualidade de vida) do artigo - Emprego ou Trabalho ? A resposta é ser profissional

Em plena era da informação, os empregos estão em baixa, mas as oportunidades de trabalho crescem, o fato é, que manter vínculos empregatícios é um grande peso para as organizações, porque envolvem impostos, burocracias, ações trabalhistas, etc. A tendência é enxugar o excesso de pessoas e trabalhar com profissionais mais ágeis, técnicos, com personalidade flexível e, principalmente, desapegados dos modelos antigos como o de sonhar com estabilidade eterna, décimo quarto, benefícios e mais benefícios, o mundo está cada vez mais rápido e as oportunidades estão aí.
No caso do Brasil, que só tem 500 anos, as oportunidades estão em alta, é um continente que está em construção e o que mais esta nação de 190 milhões de pessoas precisa, é de bons profissionais. E qual é o perfil de um bom profissional, observe abaixo, este dificilmente ficará sem trabalho ou até emprego.
Confira 7 dicas para chegar lá:

1º - Autoconhecimento
Isto é básico. Você precisa conhecer cada vez mais os seus dons, talentos, aptidões e habilidades, pois a realização da sua vida pessoal e profissional depende profundamente do seu nível de autoconhecimento. Existem muitos caminhos para isso, desde terapias até cursos vivenciais. Uma sugestão simples é a da auto percepção. Passe a se observar mais, suas respostas, as experiências que lhe energizam e motivam e as que lhe causam sentimentos de fraquezas. É importante conhecer seus pontos fortes e as sua oportunidades de melhoria.

2º Objetivos Claros
Uma pessoa sem objetivos é como uma folha seca ao vento. É levada para qualquer direção, em qualquer momento. Seus objetivos devem ser ousados e baseados nas suas aptidões (1ª dica). Também precisam ser flexíveis e revistos periodicamente.
Uma pergunta básica que muitos entrevistadores fazem é: "Como você quer estar daqui a cinco anos ?" Pense também no seguinte: Quanto você estará valendo daqui a cinco anos? Lembre-se, antes de responder, de que o mundo está girando cada vez mais rápido e ficando cada vez mais exigente.

3º Persistência
Essa virtude não pode faltar em seu currículo e muito menos em sua vida. A persistência é a mãe do sucesso e eu diria que ela pode até substituir os seus talentos, pois se você não puder vencer através dos seus dons, mas for persistente, você vencerá mesmo assim, de alguma outra forma. Mas é claro que o caminho fica muito mais agradável, curto e próspero se você unir seus dons e talentos ao poder da persistência.

4º Educação Continuada
Não dá para parar de estudar, você tem que aprender a desaprender o que não serve mais, desapegar-se dos conhecimentos ultrapassados e ter a iniciativa de aprender a aprender o novo. Parece loucura, mas é verdade. As organizações estão carentes de pessoas com boa capacidade para aprender rápido e transmitir seus conhecimentos. Sabe por quê? Porque você está na era da informação.

5º Relacionamento e Networking
A única forma de crescer profissionalmente é obtendo a colaboração e o apoio das pessoas que estão ao seu redor, caso contrário, você viverá na lama dos conflitos pessoais. Desenvolver e manter bons relacionamentos é crucial para quem quer viver feliz e ser bem-sucedido. Existem infinitas dicas sobre relações humanas, talvez seja uma boa idéia para um outro artigo, mas a essência das relações é a empatia. Esta é a palavra mágica dos relacionamentos. Empatia pode ser traduzida como a habilidade de ser confiável, honesto, agradável e compatível como os seus interlocutores.

Networking significa administrar organizadamente estes relacionamentos, vale a pena dizer que se você for procurar um emprego num jornal, sua chances são de 5 a 8%, mas se um amigo indicar você para a vaga, as suas chances crescem para até 80% . Quanto mais contatos, melhor.

6º Pró-atividade
Você é daqueles que esperam alguém lhe pedir ou mandar fazer alguma coisa ?
Se for, meus pêsames, porque você é um profissional completamente ultrapassado.
Iniciativa, prontidão, motivação são bases que fazem um profissional se destacar.
Você lembra de uma música que diz:"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"?

7º Imagem
A teoria do comercial do refrigerante Sprite, cujo slogan é "Imagem não é nada, sede é tudo", não se aplica ao mercado de trabalho. Você nunca terá uma segunda chance de causar a primeira impressão.
Podemos aprender com o noivo e a noiva. No dia do casamento eles se transformam, pois são o foco de todas as atenções: cabelos, unhas, roupas impecáveis. Olhares e semblantes de pessoas realizadas. Todos os convidados se emocionam com o magnetismo do casal.

Se você tiver a consciência de que todos os dias são importantes e decisivos em sua vida e carreira e aplicar a técnica dos noivos de Marketing pessoal, muitas oportunidades surgirão. Acredite!
 
O sucesso, para ser sólido e contínuo, deve ser construído sobre o que você realmente é.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O que você aprendeu com isso?

*Por José Antonio Rosa (Doutor em Comunicação/Marketing, Mestre em Administração, Graduado em Jornalismo e Consultor de Empresas)

“Fui demitido”, “Bati o carro”, “Fui promovido”, ou “Fiz uma viagem à Indonésia” – são frases que indicam que você teve experiências marcantes. Costuma-se dizer que toda experiência é válida, mas isso não é verdade total. A frase precisa ser: “toda experiência é válida para quem aprende”. E a pergunta crucial após cada experiência é: O que você aprendeu com isso?
Há dois tipos de aprendizagem: o positivo e o negativo. Aprendizado positivo é quando a pessoa sai da experiência com formas mais construtivas e eficazes de sentir, pensar e agir. Aprendizado negativo é quando a pessoa adquire pensamento, sentimento ou comportamento inadequado após uma experiência. Como dizem os caipiras: Cão mordido de cobra tem medo de lingüiça. Se a pessoa sai do assalto acreditando que o ser humano é mau, mesquinho, não confiável (uma generalização inadequada), essa pessoa aprendeu negativamente. Se sai do assalto pensando que nem sempre as aparências indicam o que a pessoa é (o assaltante parecia gente boa), ela aprendeu positivamente.
O melhor aprendizado é aquele em que os resultados são sentimentos positivos (esperança, alegria, solidariedade,amor), pensamentos positivos (compreensão, informação, melhores decisões) e comportamento adequado (persistência, prevenção, disciplina).

"DEUS te sustentará, e onde não possas fazer todo o Bem que desejas realizar, ELE fará sempre a parte mais importante"
(pelo espirito de Emmanuel)

Oportunidades ou Estratégia? Como você avança.

*Por: José Antonio Rosa (Doutor em Comunicação/Marketing, Mestre em Administração, Graduado em Jornalismo e Consultor de Empresas)

A sorte existe, de vez em quando ela vem com algo bom para uma pessoa, fenômeno muito raro, de modo que dificilmente ela bate à porta dessa pessoa muitas vezes. Sorte ou azar são coisas que o mundo nos traz  ou podemos chamá-los de ameaças e oportunidades, para usar um linguajar de planejamento gerencial.
Para avançar na carreira, ou você é agraciado com um lance de sorte (coisa raríssima) ou você concebe e executa uma estratégia para ir atrás daquilo que você quer. Aí as coisas costumam ser muito, muito mais difíceis, convenhamos. Desestimuladas pela dificuldade, muitas pessoas preferem ficar esperando pela sorte. É um erro fatal. Por exemplo, estudar inglês é uma estratégia e não é fácil, vai consumir duas horas três vezes por semana durante dois anos. Então, a pessoa fica esperando por um emprego bom que não exige inglês. Sabe quando? Para a maioria, isso não virá nunca!
O problema é conscientizar-se do ditado popular que diz que “a vida é dura para quem é mole” e caminhar resolutamente rumo a seus objetivos. Se vier um lance de sorte, é lucro. Se não vier, estaremos a caminho do mesmo jeito.

"Dedica-te ao trabalho em que te sustentes, sem desprezar a pausa de repouso ou o entretenimento em que se te restaurem as energias"
(pelo espirito de Emmanuel)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Insubstituivel... Quem é???

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua
equipe de gestores, agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de
cada um ameaça: "ninguém é insubstituível".
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao
silêncio, os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.
Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim.
-E Beethoven ?
- Como? - o encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu
Beethoven?
Silêncio.....
O funcionário fala então:
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas,
no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da
organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para colocar no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank
Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os
Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Albert Einstein? Picasso? etc...
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que
sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto,
são sim insubstituíveis, cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado
para alguma coisa.
Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e
começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe
focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus erros e deficiências.
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso
era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de
arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes das organizações atuais mudarem o olhar sobre as suas equipes e
voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro.
Fazer brilhar o talento de cada um, em prol do sucesso de um projeto.
Se o gerente/coordenador, ainda está focado em “melhorar as
fraquezas” de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de Líder
Técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert
Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo, e pior na
gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios
seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens
nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.
Portanto nunca esqueça:
Você é um talento único com toda certeza e ninguém lhe substituirá.

"Sou um só, mas ainda assim sou um, não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
(Autor desconhecido)