quarta-feira, 13 de abril de 2011

Você faz gerenciamento da sua marca?

*Por Marcia Ceschini (Relações Públicas, especialista em Gerenciamento de Marketing)

Muitos profissionais trabalham e zelam muito pela imagem da empresa que representam. Isso é muito positivo. Mas, quanto zelam pela sua marca pessoal?
Não basta falar várias línguas, ter cursos variados de especialização se a principal marca é deixada de lado, ou não trabalha de acordo: VOCÊ. A autopromoção e marketing pessoal não são o foco deste artigo mas, a postura profissional.
Minha proposta é fazer com que o profissional pesquise, conheça e valorize sua imagem no mercado. Seu talento, seu nome e seu comprometimento com seu trabalho, somados completam a assinatura da sua marca.
Um profissional que sabe se portar nas redes sociais, nos eventos da empresa e tem uma postura educada e gentil com equipe e subordinados, certamente é uma boa marca. Ao contrário daquele que está em redes sociais politicamente incorretas, bebem e dão vexame na empresa ou são grosseiros com colegas de trabalho.
Hoje em dia as empresas consideram outros valores como : a boa postura pessoal, atitudes de responsabilidade social , solidariedade, tolerância com gerações diferentes e atitude proativas. Parece chover no molhado, não é? Mas, infelizmente, essa ainda não é a postura de alguns profissionais de mercado.
Um pouco é traço da geração Y que domina o mercado de trabalho e com muito conhecimento, desconhece a vivência corporativa e tem pressa. Pressa de resultado, pressa de promoção, pressa de atingir o resultado imediatamente e a qualquer custo.
Tenha calma, reveja sua postura, sobre suas qualidades e defeitos, e trabalhe ambas. Corremos o risco de constatar que não há equilíbrio entre as duas, o resultado é o efeito direto na sua marca pessoal.

"A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se"
Galileo Galilei

Nenhum comentário:

Postar um comentário