Quantas décadas se passaram daquela mulher que esperava o marido pós-guerra e que se dedicava única e exclusivamente aos deveres de casa. E que muitas vezes assumia papéis masculinos para manter sua família e lar.
A participação da mulher na revolução sexual, na chegada da pílula, na invenção da minissaia, na aceitação social dos casamentos que não deram certo, muitos anos marcaram a vida destas mulheres.
Grandes transformações foram vividas até a mulher alcançar seu papel atual na sociedade, sem se preocupar demasiadamente em se equiparar ao homem.
A nova mulher busca entender seus limites e desafios, tem plena consciência de onde quer chegar, o que deve fazer e vai ao encontro da realização pessoal e profissional, diga-se de passagem, tarefa nada fácil.
A nova mulher não aceita errar, ela se cobra o tempo todo para dar conta de tudo. Mas, nunca foi tão falado nas conquistas adquiridas desta nova mulher. Na exclusão de papéis únicos e adição de novos papéis que as satisfaçam.
A satisfação de ser mãe, sem precisar focar somente a família, a satisfação de ser profissional, sem precisar abrir mão da vida pessoal, a satisfação de ser apenas uma mulher que quer e que busca por seus direitos, sem ter que se preocupar com o que a sociedade vai pensar.
Atualmente não há estereótipos que guiem esta nova mulher, os diferentes estilos, hábitos, comportamentos e atitudes proporcionam variados perfis para um mesmo gênero.
Estudos de neurociências tem ajudado muito na compreensão do comportamento feminino, e tem sido muito utilizado por empresas e pelas próprias mulheres para entender as diferenças neurológicas entre homens e mulheres, e auxiliar no entendimento profundo das características peculiares de cada um.
O mercado feminino é considerado por muitos especialistas como o mercado emergente do século XXI, impulsionando principalmente o consumo para o mundo. Não é à toa que dos cerca de 18 trilhões destinados ao consumo em 2009, 12 destes foram destinados às mulheres (direta e indiretamente), e no Brasil, dos 2 trilhões, 1.3 foram definidos pelas mulheres.
A participação feminina brasileira é cada ano maior e pode ser comprovada pelos seguintes números:
Já são;
-51% da população;
-52% no eleitorado;
-25% do empresariado;
-42% no mercado de trabalho;
-53,3% dos aprovados nas faculdades;
-35% são chefes de família.
Além de terem menos filhos, casarem-se mais tarde e viverem mais.
Guerreiras, Desafiadoras, Corajosas, Felizes, Comprometidas, Maduras e até muitas vezes culpadas por não conseguirem ser “mulheres maravilhas”, estes são alguns dos adjetivos que cercam a Nova Mulher de hoje.
Parabéns não só pelo dia ou pelo mês da mulher, mas pelas conquistas de décadas que foram, que são e ainda serão alcançadas.
Obrigado, Mãe, Esposa, Irmã, Sobrinha obrigado MULHERES da minha vida
Minhaco Jr.
A nova mulher busca entender seus limites e desafios, tem plena consciência de onde quer chegar, o que deve fazer e vai ao encontro da realização pessoal e profissional, diga-se de passagem, tarefa nada fácil, MAS AINDA MUITAS MULHERES NÃO ENTENDERÃO QUE PARA QUE ISSO TDO DÊ CERTO TEMOS QUE NOS AMAR E VALORIZAR O QUE TEMOS EM CASA QUE É O MARIDO, PQ ANTES ERAMOS APENAS AMÉLIAS E AUTOMATICAMENTE, "AMADAS", HOJE SOMOS "CONCORRENTES "....ESSA É UMA NOVA ETAPA PARA MULHER CONQUISTAR.....NÃO SEI SE SOUBE EXPRESSAR MAS PENSO QUE AINDA ESTAMOS EM FASE DE MUDANÇA.
ResponderExcluirBEIJOS
SORAIA LOPES ( FUTURA SRA DA SILVA)