quarta-feira, 16 de junho de 2010

Patrão x Empregado ou Liderança x Colaborador

*Por Soraia Fernanda Lopes da Silva
**Colaboração de Geraldo Minhaco Junior

É como um casamento, ambos têm direitos e deveres a cumprir, mas nem sempre o fazem, ou quando é pior, não fazem e culpam o outro, aí o desgaste aumenta gerando o conflito e em muitos casos, a separação.
Essa é uma das relações mais difíceis existentes dentro de uma empresa, a relação entre Patrão x Empregado e Liderança x Colaborador esta deveria ser de união, companheirismo e convergência e jamais de competição.
Mas existe amizade com Patrão ou seu Líder (Gerencia), e se existe até que ponto isso é verdade e confiável.É certo que se deve manter um respeito devido a hierarquia, mas e quando o desrespeito surge por parte de ambos gerando a concorrência.Alguns podem até pensar “existe igualdade em competir com o patrão ou gerencia já que ele paga o seu salário".
Esta relação a principio e convivência deve e pode ser respeitosa e coerente. É preciso respeitar o colaborador , é preciso saber motiva-lo porque afinal ele faz parte da organização, e é responsável por parte do desenvolvimento e crescimento dela, na maioria das vezes é ele quem atende diretamente o cliente e trabalha com a matéria prima operando maquinas e desenvolvendo produtos.
Os Empreendedores da Organização Contemporânea devem envolver, integrar e respeitar a participação dos seus colaboradores dando apoio com as suas opiniões nas decisões da empresa. É necessário acabar com essa ação de insegurança que os empresários e lideres (chefes) passam, deixando os colaboradores incapazes de crescerem junto a empresa. A segurança no "Eu" é indispensável para o desenvolvimento do talento. Já o colaborador faz parte da maioria. Sugerir mudanças atuais e inovadoras como instrumento seria de grande plano para um interesse em comum. O colaborador ainda em sua maioria está estabilizado e normalmente teme as inovações, pois as encara como grande possibilidade de ser dispensado.
Ainda que exista alguns elos (laços), como amizade, sair juntos num final de semana, a relação dentro da empresa, deve ser a de respeito, e deve ser mantida sempre. É bom nem um nem outro confundir as coisas pois isso trará bons frutos para o relacionamento e para a organização.
A comunicação interna também é muito importante já que as informações sejam passadas de forma correta e clara. A transparência tanto no envio de mensagens quanto na fala deve ser algo bem claro, para que nenhuma dúvida fique no ar, e que não gere mal-estar entre as partes.
Todos têm objetivos na vida você, o seu patrão ou líder, então, é importante que você entenda pois você pode até não gostar do seu patrão ou líder, mas é preciso compreender que a empresa é feita para ter lucros e que ela tem objetivos e metas a serem cumpridas no dia a dia.
Portanto, revise seu modo de agir e pensar sobre seu patrão e líder procure trabalhar em equipe, certamente a relação irá melhorar, pois respeito, o dialogo e a educação são a base para que esse relacionamento comece a melhorar.
O assédio moral pode até acontecer pois infelizmente ainda existem patrões e chefias (esses nem podemos considerar como um líder) que se exaltam, ofendem e até ameaçam, como se o seu funcionário e colaborador não fosse um ser humano e sim uma máquina, mas do outro lado cabe ao funcionário e colaborador ter respeito a algumas das decisões tomadas pelo patrão ou líder e lembrar dos níveis hierárquicos da organização.

Quem não escolhe o árduo caminho da Liderança deve ser sábio para escolher a que líder seguir.
Alfredo Martini Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário