quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mercado de Trabalho x Gerações

*Por Wagner Campos
**Acrescimos de Geraldo Minhaco Junior

Os jovens da geração Y  (Geração da Internet é um conceito em Sociologia que se refere, à corte dos nascidos após 1980 e, ou meados da década de 1970 até meados da década de 1990, sendo sucedida pela Geração Z) possuem várias características interessantes para o mercado, são e estão cheios de vontade, querem iniciar sua vida profissional, não possuem vícios e normalmente aceitam propostas nem sempre tão atrativas devido a não terem experiência e desejarem ter um bom emprego. A desvantagem é que justamente por não terem experiência anterior, estes mesmos jovens possuem algumas limitações relacionadas a comunicação, dificuldade em relacionamento interpessoal em alguns casos e a falta de visão profissional o que no final das contas, se torna um fator impeditivo para iniciação profissional.
Os profissionais na faixa dos 30-40 anos geração X (Geração de pessoas que nasceram aproximadamente entre 1965 e 1981, atrás da geração dos 1950 para 1960 ou 1968 para 1979) possuem boa experiência profissional de em média 7 anos, graduação adequada e especializações nas áreas que desejam atuar, sabem se comunicar e utilizam com perfeição sua visão estratégica. A desvantagem é o fato de serem profissionais que tem seus salários expressivos, buscam grandes desafios e são abordados constantemente por outras empresas que oferecem planos de carreira atrativos o que causa uma redução no tempo de permanência na empresa atual. As empresas procuram oferecer um bom pacote envolvendo salário, benefícios e plano de carreira de forma a se tornarem atrativas para estes profissionais e conseguir mantê-los pelo maior tempo possível.
Obviamente os “cinquentões” baby boomers (Geração nascida entre 1946 e 1964) ainda estão na ativa e são responsáveis pela existência do mercado atual pois foram os precursores das grandes mudanças do mercado nas últimas décadas. Estes profissionais possuem boa titulação, grande experiência no mercado e são muito centrados. No entanto algumas empresas generalizam tais profissionais acreditando que devido a idade, muitos não estão tão atualizados nem possuem o mesmo ritmo que os profissionais mais jovens. Provavelmente esta interpretação se deve ao fato de que os profissionais mais maduros são menos impulsivos que os mais jovens e o mercado as vezes pode confundir ponderação com estagnação.
A receita ideal seria múltipla através de "doses" de 18 anos tendo suas "porções" da seguinte forma: 18x36x54. Ausência de vícios, fôlego e vontade de crescer dos 18; estratégia, determinação, busca por desafios e superação dos resultados dos 36 e ponderação e análise dos 54.

"Pensamento sem ação não passa de sonho, ação sem pensamento é passatempo, pensamento com ação transforma a sua vida"

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